Vinicius Peixoto, ou Vinas, como é conhecido, começou a se dedicar à percussão aos 11 anos de idade. Sua formação se deu em maior parte de maneira auto-didática, porém, vale destacar os ensinamentos de dois professores que contribuíram para sua música: Augusto Arid e Betinho Sodré. Seus primeiros trabalhos como profissional foram aos 15 anos, quando começou a se apresentar no circuito de bares e casas noturnas de São Paulo, e também do interior do estado.
Aos 16 anos, estreou seus trabalhos como músico de estúdio, atuando na gravação e criação de jingles e vinhetas para rádio e TV. Nesta mesma época, deu início às atividades didáticas com seus primeiros alunos de percussão, atividade na qual se dedica até hoje. Nesta área, vale destacar a preocupação em formar não só um percussionista, mas sim um músico consciente de sua função, além da divulgação das culturas e tradições inerentes ao estudo dos instrumentos de percussão. Uma vertente de seu trabalho é a dedicação à pesquisa dos ritmos e instrumentos de todo o mundo. Seu acervo pessoal conta com cerca de mais de 1000 ritmos catalogados, mais de 2000 fotos e centenas de vídeos. É graduado em Engenharia Mecânica, com especialização em Acústica e Vibração, fato este que o auxilia muito neste campo. Seu trabalho de conclusão de curso traz um estudo sobre a influência sonora de diversos materiais utilizados na confecção de tambores de bateria.
Atualmente, integra os grupos "Bossa'n Jazz" e "Choro a Três", acompanha o violonista Ricardo Giuffrida e o cantor Mark Allison. Trabalha como free-lancer em gravações e shows, compõe trilhas para teatro, cinema, tv, rádio e dança, além de dedicar-se pesquisa e à atividade didática. É proprietário do VP Estudios e da empresa Real Percussion Loops.